30 ANOS DE CORAGEM, TRADIÇÃO E INOVAÇÃO

A história da COMIL, desde a sua origem foi marcada pela coragem de duas famílias - Corradi e Mascarello - que em um lance de muita ousadia adquiriram em leilão, no ano de 1985, a antiga fábrica de carrocerias Incasel, localizada na cidade de Erechim, no norte do Estado do Rio Grande do Sul.

As atividades iniciaram em 1986, com 58 funcionários, nos 5 mil metros quadrados das instalações originais da antiga fábrica. No primeiro mês, a produção foi de apenas um carro, e ao final do primeiro ano, foram 166 unidades entregues. Durante esse período, a COMIL optou por dar continuidade à produção dos modelos que eram fabricados pela Incasel, tanto na linha urbana, como rodoviária.

A partir de 1987, com a construção da nova fábrica no Distrito Industrial de Erechim, onde está localizada até hoje, a COMIL deu início ao desenvolvimento dos seus primeiros modelos de ônibus. Desde então, a empresa não parou de crescer. Em 1991 surgiram os primeiros clientes internacionais, e a COMIL passou a exportar para Argentina e Chile.

Ao longo dos seus 30 anos de atuação, a empresa se renovou em várias frentes. Uma delas foi a construção da linha de produção de micros, em 1999. Outro grande marco de inovação foi a instalação do setor de fabricação de peças dentro da própria fábrica.

As conquistas não pararam por aí. No ano de 2004, a linha rodoviária da COMIL consolidou-se como campeã de crescimento. Cerca de 200 unidades do modelo Campione foram exportadas para o Oriente Médio, uma das regiões que possui um dos maiores potenciais de compra de ônibus do mundo.

Em 2006, a COMIL consolidou a supremacia do seu rodoviário ao lançar o Campione HD 4.05, oferecendo o que há de mais moderno em design, tecnologia e conforto.

Atualmente, a produção atinge 20 ônibus/dia. São mais de 2,8 mil colaboradores em um parque fabril de 35 mil metros quadrados. Com uma completa linha de ônibus rodoviários, intermunicipais, urbanos, midis e micros, a COMIL está presente nas ruas e estradas de mais de 30 países, produzindo ônibus na medida certa para seus clientes.

LINHA DO TEMPO

Em janeiro de 2014 a Comil entregou o primeiro veículo fabricado na planta de Lorena, um marco para a empresa, apenas um mês após ser inaugurada.

Lançamento do novo Versatile durante da Transpúblico 2013, este novo modelo chegou trazendo conceitos avançados em metodologia de projeto e construção de carrocerias, além de um perfeito casamento entre design e componentes funcionais que colaboram para o conforto do passageiro e condutor.
O acontecimento mais importante deste ano foi em Dezembro, o lançamento da nova fábrica da Comil Ônibus, localizada em Lorena - SP, considerada a mais moderna fábrica de ônibus da América Latina. O evento contou com a presença de diversas autoridades, como o Governador do Estado de São Paulo.

Em julho deste ano foi realizada a assinatura do protocolo de intenções no Palácio dos Bandeirantes, anunciando o investimento de R$ 110 milhões na construção da unidade fabril da Comil em Lorena - SP

No ano em que completou 25 anos, a Comil comemorou o seu resultado, apontado como o melhor do setor em 2011. A empresa aumentou seu volume de vendas e produção em 27% no período produzindo 4,1 mil ônibus em 2011, segundo dados apurados pela Fabus. Neste mesmo ano, inovou, apresentando um novo conceito de transporte de passageiros de alto padrão com a chegada do seu primeiro veículo double decker, o Campione DD.

A empresa inova apresentando ao mercado tendências automotivas de qualidade e alta tecnologia, com um novo design para o veículo Campione. Além disso, dando sequência ao processo de crescimento e profissionalização, o comercial da COMIL se reestrutura a partir da segmentação de negócio: Rodoviário, Urbano, Micro e Fretamento.

A COMIL conquista mais um reconhecimento: é a 8º empresa mais lembrada pelos gaúchos e se destaca como uma das 100 maiores empresas do Rio Grande do Sul, no ranking da Revista Amanhã, conforme publicação nº257/2009.
Com a apresentação do Svelto Midi a empresa entra no segmento de Midis, oferecendo um produto para pequenas e médias distâncias, que alia conforto, agilidade e um belo design.

É lançado o novo Svelto com a melhor tecnologia, design e custo-benefício. Também são apresentados ao mercado o novo Piá, com novo design, e o novo HD Vision, completando a família Campione Vision. Com a adoção dos princípios de Governança Coorporativa, em dezembro de 2008 a COMIL altera a sua personalidade jurídica, passando de limitada para sociedade anônima de capital fechado, denominada a partir daí COMIL Ônibus S.A.

A empresa conquista duas importantes marcas: a produção chega ao marco de 25 mil veículos e a empresa ultrapassa o número de 2 mil funcionários.
Neste ano também é lançado o Campione Vision.

É lançado o novo Versatile. Muito mais confortável, seguro e ágil, atrai a atenção das empresas de transporte intermunicipal.
Neste mesmo ano a empresa conquista sua primeira Certificação ISO, na versão 9001:2000 da norma e demonstra a sua preocupação com a capacitação e a valorização dos funcionários, bem como a melhoria contínua e a otimização dos processos internos.

Comemoração em dobro: 20 anos de tradição totalizando em 20 mil unidades produzidas. As exportações neste ano atingem a marca de 1.108 unidades. Este ano também é marcado por um momento de gestão com foco em estratégias bem definidas e pautadas nos valores da empresa.

Um importante ano para a COMIL. Além da ampliação das instalações fabris e da inauguração do novo prédio administrativo, o rodoviário da COMIL consolida-se como o campeão de crescimento. A venda para o mercado exterior ganha força e iniciam-se as exportações para o Oriente Médio.

Mais uma vez, a COMIL se expande: um novo pavilhão é construído para protótipo e ferramentaria. Com melhores condições para desenvolvimento e modernização, a produção aumenta ainda mais: chega a 15 mil unidades.

Nova fase sob comando da família Corradi: o foco da empresa passa a ser ainda mais em qualificação de pessoas, processos de qualidade, e profissionalização. O empenho reflete a qualidade do trabalho e garante destaque para a empresa no segmento de ônibus.

Além do micro-ônibus, a COMIL passa a produzir mini-micros com o lançamento dos modelos Bello. A produção total atinge 10 mil unidades demonstrando a maturidade conquistada. Neste mesmo ano, as famílias Corradi e Mascarello oficializam a cisão societária.

Atenta às demandas do mercado, a COMIL lança o modelo Piá e ingressa no segmento de micro-ônibus.

É apresentado o modelo rodoviário Campione, reforçando a presença da COMIL no segmento de longas distâncias. A partir de então, crescimento e sucesso, tornam-se cada vez mais presentes na história da COMIL.

A COMIL entra no mercado de intermunicipais com o modelo Versatile e, como o próprio nome sugere, a versatilidade é sua principal característica. Um veículo ideal para realizar viagens entre municípios vizinhos ou regiões metropolitanas.

A COMIL atinge a marca histórica de 5 mil unidades produzidas. Aposta em design e passa a atuar de maneira mais expressiva no mercado externo.
Neste mesmo ano, é criado o SUMEPE, o programa de Círculo de Controle da Qualidade (CCQ) da COMIL, voltado para melhorias nos processos e produtos.

O mercado de articulados também é alvo da COMIL que nas comemorações dos seus 10 anos, lança o modelo articulado Doppio, um veículo que oferece soluções econômicas para as necessidades de transporte de massa nos grandes e médios centros.

As vendas do ônibus rodoviário Galeggiante, lançado em 1992, ganham força nesse ano, comprovando a satisfação de seus clientes.

A empresa intensifica o processo de busca de conhecimento em qualidade e produtividade, trazendo do Japão ideias de mudança no processo da fábrica.
Este é o ano do lançamento de mais um modelo rodoviário da COMIL, o Galeggiante.

A primeira carroceria para exportação é produzida e vendida para a empresa Sanches e Sanches do Chile.

A nova fábrica da COMIL é construída em uma área total de 100 mil metros quadrados, e toda produção transfere-se para lá.

É apresentado o modelo Svelto, substituto do Cisne e Minuano, para a linha urbana da COMIL. O modelo permanece no mercado até hoje, e é destaque em seu segmento de atuação.

É lançado o Condottiere, o primeiro ônibus desenvolvido pela COMIL, que permaneceu durante dez anos no mercado.

A empresa dá início ao desenvolvimento do Condottiere, o primeiro modelo rodoviário COMIL.
No mesmo ano, inicia-se a construção da nova fábrica no distrito industrial de Erechim, onde está localizada até hoje.

A empresa contrata 58 funcionários e, já com a marca COMIL, dá continuidade à produção dos modelos lançados pela antiga Incasel: Cisne e Minuano (linha urbana), Continental, Jumbo, Delta e Colúmbia (modelos rodoviários). Assim, fecha o ano com 166 unidades entregues.

A COMIL adquire em leilão a encarroçadora de ônibus Incasel, com sede em Erechim, e dá início à produção de um novo segmento: o de ônibus.




Todos os direitos reservados para COMIL 2010.
COMIL ÔNIBUS S.A.
Rua Alberto Parenti, 1382 - CEP 99706-404 Erechim – Rio Grande do Sul - Brasil
Telefones: Geral 55 54 3520-8700
Fax: 55 54 3321-3314

COMILBUS DE MÉXICO S.A. DE C.V.
Primer Retorno Universitario No.1 Nave 62, Terra Business Park, Col. La Pradera, El Marques / Querétaro , México. C.P. 76269 / Telefone: (52) 442 221 5721 / +(52)442-411-80-34


Produzido por Gad'Brivia