DESENVOLVIMENTO HUMANO

O valor da nossa marca está nas pessoas.

A COMIL atua com equipes multidisciplinares, que apoiam o crescimento e o aprendizado, oferecendo oportunidades, e estimulando o desenvolvimento do funcionário enquanto pessoa.

Nossa Consultoria Interna de Recursos Humanos acompanha a equipe e seus gestores, atuando em campanhas de capacitação, qualificação da gestão, saúde e segurança no trabalho. Conheça os programas de desenvolvimento humano da COMIL.

CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

  • Programa Trainee: O objetivo do Programa é formar uma geração de profissionais, comprometidos com o novo cenário empresarial, alinhados às estratégias da empresa. Os jovens vindos das universidades são treinados para ocupar cargos técnicos e de liderança. Durante 18 meses, o trainee recebe acompanhamento, participa de atividades de integração, além de intensos treinamentos técnicos e comportamentais, desenvolvendo um projeto na sua área de atuação.

  • Programa de Estágios: A COMIL está de portas abertas aos estudantes do ensino superior que desejam mostrar seu talento. O Programa de Estágio consiste no desenvolvimento dos estagiários através de cursos, oficinas e atividades supervisionadas, com objetivo de oportunizar experiências e desenvolver potencialidades de jovens universitários.

  • Programa Crescer: Na COMIL, buscamos sempre valorizar os talentos internos e promover o crescimento profissional dos funcionários. Criamos em 2003 o Programa Crescer, que oferece chances e novas oportunidades internamente na COMIL. Desde então, muitas pessoas já foram promovidas em recrutamentos internos, contribuindo significativamente para os resultados da empresa.

  • Centro de Educação Profissional: Oferece uma completa infra-estrutura, com salas de aula, equipamentos e laboratórios, para capacitar tecnicamente e operacionalmente os profissionais. Os cursos são voltados para a preparação de novos funcionários, oportunizando o desenvolvimento profissional. Além disso, eles recebem treinamentos de orientação e conscientização, para promover a saúde e a segurança, prevenindo acidentes de trabalho.

  • Desenvolvimento Comportamental e de Equipe : O programa atua no desenvolvimento do espírito de equipe entre os funcionários, proporcionado integração, sinergia e o espírito colaborativo. Além disso, são trabalhadas as habilidades para resolução de conflitos, tomada de decisões, gerenciamento de riscos, capacidades de negociação e liderança, entre outras competências. O trabalho em equipe, que faz parte da Cultura COMIL, possibilita a troca de conhecimentos e favorece o comprometimento do grupo em ajudar uns aos outros.

  • Capacitações Técnicas: Em parceria com universidades, instituições de capacitação técnica, e SENAI, a COMIL oferece cursos com conteúdos focados nos processos e tecnologias que atendam nossas estratégias de negócio. Os temas dos cursos estão relacionados com o que há de mais moderno nas áreas de tecnologia, inovação, processos produtivos, concepção de novos produtos e softwares. Além disso, formações do sistema Lean Manufacturing e Teoria das Restrições são realizadas através de cursos em entidades parceiras, qualificando técnicos e multiplicadores.

  • Inclusão de PCD’s: A COMIL conta com uma equipe multidisciplinar responsável pela inclusão de pessoas com deficiência, que trabalha na adequação dos postos de trabalho e na conscientização junto às equipes e lideranças. São mantidos também, convênios com as associações de deficientes físicos, visuais, auditivos e mentais da região, que direcionam as pessoas com algum tipo de deficiência e que estejam em busca de oportunidades de trabalho.

  • Caminhos da Maturidade: O programa tem o objetivo de conscientizar as pessoas a respeito do processo de aposentadoria, e auxiliá-las em relação aos aspectos econômicos, sociais e familiares, diminuindo a dependência institucional. Reuniões e reflexões sobre o assunto são realizadas, instruindo os funcionários sobre o planejamento adequado da aposentadoria. Os aposentados têm encontros anuais na empresa, e participação nos eventos sociais, com o objetivo de manter o vínculo afetivo com a COMIL.

  • Disseminação dos Valores COMIL: Para construir uma relação de confiança em todos os seus relacionamentos, a COMIL realiza diversas atividades que disseminam os valores e a Cultura COMIL. Simplicidade, Transparência, Ética, Responsabilidade, Disciplina, Trabalho em equipe e Respeito às diferenças são conceitos constantemente enfatizados nas equipes de trabalho, e disseminados pelos gestores. Além disso, ações de Responsabilidade Social são desenvolvidas junto à comunidade, com este mesmo intuito. 

QUALIFICAÇÃO DA GESTÃO

  • Sistema Integrado de Gestão de Pessoas - Plano de Carreira: O Sistema Integrado de Gestão de Pessoas tem o objetivo de organizar o plano de carreira dos funcionários. Com o Sistema de Gestão por Competências, buscamos o aperfeiçoamento constante dos profissionais. A partir daí são realizadas análises de cargos, avaliação de performance, remuneração, capacitação profissional e desenvolvimento de carreira. 

  • Coaching Individual com Gestores: O Coaching Individual proporciona o aumento do autoconhecimento dos gestores, avaliando suas forças e limitações, frente aos objetivos da empresa e ao meio em que atuam. Através do trabalho com as consultoras internas e externas de Recursos Humanos, o gestor fica mais capacitado para a tomada de decisões, aumentando sua eficácia dentro da empresa. 

  • Escola de Liderança: Os líderes possuem um papel fundamental no que se refere à motivação e integração das equipes com a empresa. Com o objetivo de preparar e qualificar seus gestores, a COMIL desenvolveu a Escola de Liderança, potencializando funcionários com perfil de Gestão de Pessoas, para que assumam estas funções. O programa acontece através do desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais no período de um ano.

  • Grupos Focais de Capacitação de Lideranças: Os encontros regulares entre grupos de líderes e o setor de Recursos Humanos da empresa, acontece com o objetivo de ajudá-los no processo de mudança, estimulando os gestores a pensar de forma conjunta nas ações e nos comportamentos que condizem com a cultura da empresa.

  • Gestão do Clima: A Gestão do clima organizacional é de extrema importância para a conservação de um bom ambiente de trabalho. Na COMIL, buscamos gerenciar o clima com pesquisas anuais e desenvolvimento de ações de melhoria contínua. Os funcionários identificam seu estado emocional em murais dentro da empresa, e a partir desse panorama, os líderes se propõe a ajudá-los, ou encaminhá-los para o atendimento psicossocial. 

SEGURANÇA E SAÚDE

  • Programas de Saúde e Segurança do Trabalho: Na COMIL, a saúde e a segurança são cuidados constantes. Nossa estrutura conta com o SESMT - Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho - que é responsável pelos programas que promovem e preservam a segurança e saúde ocupacional dos funcionários. Uma equipe de saúde especializada conta com médico e enfermeira do trabalho, técnicos de enfermagem e dentistas, que prestam assistência ambulatorial e odontológica ao funcionário. Além disso, fazem parte da equipe também engenheiros e técnicos de segurança do trabalho.

  • Ergonomia: A ergonomia se preocupa com as condições gerais na área do trabalho, de forma que os sistemas, os produtos e o ambiente possam se adaptar às limitações físicas e mentais do trabalhador. Os profissionais envolvidos no Programa de Ergonomia, realizam análises ergonômicas freqüentes e melhorias posturais. As ações no processo produtivo, máquinas e postos de trabalhos proporcionam maior eficiência da equipe, o bem-estar dos funcionários, e consequentemente, maior produtividade.

  • Brigada de Incêndio: A Brigada de Incêndio é formada por um grupo de pessoas capacitadas, que previnem e garantem a integridade física dos funcionários. Nossos brigadistas são pessoas da nossa empresa, com boa condição física, e que conhecem as instalações. Estão treinados para identificar situações de emergência, acionar alarmes e o corpo de bombeiros, guiar a saída das pessoas para abandono da área, combater princípios de incêndio e prestar os primeiros socorros às possíveis vítimas.

  • CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes: A CIPA é uma comissão formada por representantes da empresa e dos funcionários, que trabalham em conjunto na tarefa de prevenir acidentes e melhorar a qualidade do ambiente de trabalho. A equipe atende todas as áreas da empresa, identificando situações de risco, propondo melhorias e auxiliando na execução de medidas de segurança.




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